Artistas da Galeria Choque Cultural

Artistas da Galeria Choque Cultural

Empreendimento: Central da Barra Estilo

O Central da Barra Estilo, mais recente empreendimento da Benx e da Engelux, chega ao mercado com o objetivo de transformar o bairro da Barra Funda. As incorporadoras lançam o novo empreendimento e apresentam aos moradores da região o Coletivo da Barra, grupo formado por artistas renomados do grafite nacional e internacional como TEC, 6emeia, João Lelo, Matias Picón e Onio.

O Coletivo da Barra tem curadoria de Baixo Ribeiro, especialista em arte visual urbana, e Waldic Jatobá, responsável pelo design das obras. É um projeto de gentileza urbana, onde, em cerca de um mês, foi entregue aos moradores da região uma galeria a céu aberto.

O objetivo era que essa intervenção urbana se tornasse um diferencial para o bairro, fazendo inclusive com que esses locais se transformassem em um roteiro do grafite, valorizando o que já existe e criando um diferencial artístico. “A Barra Funda é um lugar cultural, com muitas oficinas, ateliers e negócios criativos. Mas o paulistano nem sempre percebe esse potencial cultural e acaba não aproveitando o melhor do bairro.

Sempre achei que isso poderia ser melhor apresentado ao público. Para isso, montei uma equipe de artistas e designers que estão transformando um pedaço do bairro a céu aberto.", explica Baixo Ribeiro. Os artistas do Coletivo da Barra foram responsáveis por intervenções artísticas em muros ou portões (residenciais e de estabelecimentos comerciais), bueiros, postes de rua e também em calçadas, no asfalto e no tapume do empreendimento.

Conheça quem são os integrantes do Coletivo da Barra:

TEC: Argentino, estudou design gráfico na Universidade de Buenos Aires. Começou a pintar na rua aos 15 anos. Sua última turnê, Carne Tour, percorreu renomadas galerias da Europa. Recentemente, o trabalho de TEC foi reconhecido internacionalmente e ele foi convidado a participar da Exposição Dedentroedefora no Museu de Arte de São Paulo (MASP).

6emeia: O duo foi criado pelos artistas Anderson Augusto e Leonardo Delafuente, moradores da Barra Funda. Tem como objetivo modificar o meio em que vivemos, propondo um novo olhar. Eles fazem intervenções em bueiros, postes, tampas de esgoto e qualquer outro objeto que constitua o cenário urbano.

João Lelo: Conhecido por seu trabalho de arte urbana, sua produção abrange murais, pinturas, desenhos e gravuras. Prepara-se para sua primeira exposição solo nos Estados Unidos.

Matias Picón: Conhecido nas ruas como Espacial, trabalha com arte urbana desde 2003. Estêncil com detalhes minuciosos, serigrafias complexas e uma paleta de cores extra-cromáticas são características marcantes em quadros, paredes, camisetas, adesivos e cartazes que vem produzindo ao longo dos anos. 

Onio: Artista de Brasília, faz grafite desde adolescente e hoje está presente em várias coleções importantes. Viajou pelo mundo mostrando seu trabalho colorido e elaborado. Inspirado nas imagens de cartoon, Onio trabalha em grandes escalas arquitetônicas e urbanísticas.

 

Cadastre-se e receba novidades sobre nossos lançamentos

DESENVOLVIDO POR:7ways